→ Vanguard Cheats ←: 6 computadores que fizeram a história da computação pessoal

domingo, 22 de julho de 2012

6 computadores que fizeram a história da computação pessoal


Se hoje você pode realizar suas principais atividades diretamente pelo computador, é porque a tecnologia evoluiu o bastante para permitir tudo isso. Mas é claro que as coisas não aconteceram da noite para o dia, sendo necessários muitos passos entre os primeiros computadores e a informática  do modo que podemos encontrar atualmente.
Você sabe quais são alguns dos computadores mais importantes dessa história? Separamos algumas das principais máquinas que permitiram a evolução da computação pessoal e trouxemos um pouco mais sobre elas para você. Caso queira saber mais sobre as gerações anteriores (do período que vai de 1940 a 1970), clique aqui e confira nosso infográfico.


1. Xerox Alto

A Xerox já estava consolidada no mercado com suas copiadoras, mas queria mais. Por isso, desenvolveu o Xerox Alto, que tentaria ser um computador pessoal de penetração no mercado doméstico, mas devido ao alto preço acabou muito longe disso – sendo que nem mesmo foi lançado comercialmente, apesar de ter 2 mil unidades produzidas.
 (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Mas a verdade é que a maior importância do Xerox Alto está em seus periféricos. Há muitos relatos de que ele seria o primeiro computador a apresentar um mouse integrado, o que mais tarde seria feito também pelo Apple Lisa. O mouse é um dos maiores responsáveis pela popularização dos computadores pessoais em todo o mundo.


2. Apple I

Steve Wozniak desenhou o Apple I para que eles mesmo pudesse utilizar, mas junto com Steve Jobs, conseguiu transformar o aparelho em um império. Os dois fundaram a Apple e produziram cerca de 200 computadores entre 1976 e 1977. Muitos consideram o Apple I como o primeiro computador pessoal da história, por ele ser um dos primeiros que já era vendido como um kit montado (ao contrário do Xerox).
 (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Mesmo assim, os consumidores ainda precisavam adicionar monitor, teclado e fonte de energia. Na época, ainda não existia uma interface gráfica para o sistema operacional utilizado pelo computador, que era o BASIC. Foi substituído pelo Apple II, que apresentava um pouco mais de potência e um design mais parecido com o que encontramos hoje nas máquinas.


3. Atari 2600

Este não foi o primeiro video game da história, mas foi o primeiro a alcançar índices incríveis de vendas (estima-se que elas tenham ultrapassado a marca das 30 milhões de unidades). Mais do que isso, o Atari 2600 tornou-se um verdadeiro símbolo da geração que cresceu na década de 1980, sendo cultuado até hoje por alguns jogadores mais nostálgicos.
 (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
O video game foi lançado em 1977 e entra na lista de computadores mais importantes da história por colaborar na popularização dos eletrônicos interativos. Também merece destaque por ser uma dos primeiras máquinas a utilizar um processadores capazes de rodar as principais funções sem a demanda de placas de expansão.


4. IBM PC

Com preço muito mais alto que os computadores da Apple, o primeiro IBM PC foi lançado em 1981. Mesmo com a desvantagem econômica, ele conseguiu um ótimo índice de vendas, principalmente por ser extremamente recomendado para a utilização em ambientes comerciais. Assim como os concorrentes, o sistema operacional da época era o BASIC, mas uma versão criada pela Microsoft.
 (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
O processador era revolucionário para a época e chegava aos 4 MHz de clock. Sem conseguir penetrar no mercado da computação doméstica, a IBM decidiu investir no segmento em que estava conseguindo se sobressair. Por essa razão, os computadores lançados após a primeira geração do IBM PC já eram muito mais direcionados às empresas. E foi assim que a IBM conseguiu se sobressair por tanto tempo.


5. Commodore 64

Lançado em 1982, o Commodore 64 é também considerado um dos primeiros video games da história, por trazer uma grande quantidade de softwares compatíveis – sendo que muitos deles eram jogos. O sistema operacional dele era o GEOS 8-bits, que apresentava uma interface gráfica bem simples, mas que colaborou para o sucesso do Commodore 64 no mercado mundial. (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Segundo algumas estimativas, foram vendidos cerca de 20 milhões de computadores Commodore 64 em todo o mundo – o que são números impressionantes, ainda mais se for levada em consideração a época em que ele estava nas prateleiras. Os microprocessadores do computador eram bem limitados e possuíam apenas 1 MHz, mesmo assim conseguiam suprir as necessidades dos usuários com bastante qualidade.


6. Apple Lisa

Depois do sucesso dos computadores da Apple, a empresa decidiu lançar o Lisa (que apesar de significar Local Integrated Software Architetcure, pode ter sido batizado em homenagem à filha de Steve Jobs). Muito mais caro do que as versões anteriores, o Lisa tinha processador de 5 MHz e foi o primeiro computador pessoal a apresentar interface gráfica interativa e mouse.
 (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Mesmo com toda a importância do Apple Lisa para a tecnologia, é preciso dizer que ele não conseguiu bons números de vendas. Ficou apenas três anos no mercado, devido ao baixo desempenho nas lojas. Vale mencionar que ele custava US$ 9.995 (o que significaria US$ 21 mil com os valores corrigidos para 2010).


E onde estão os computadores Windows?

Você viu vários computadores na lista que trouxemos, mas deve ter notado que em nenhum deles o Windows estava presente. Isso acontece porque a Microsoft introduziu o sistema operacional aos poucos, antes como apenas uma extensão para o MS-DOS e somente mais tarde como um sistema independente – mas nesse momento a computação pessoal já estava consolidada.
Mesmo assim, é impossível dizer que a Microsoft não possui importância na história. O Windows é um dos grandes responsáveis pela popularização da informática, tendo em sua interface gráfica uma das grandes peças-chave para isso. Hoje, é ele o sistema mais difundido em todo o mundo.


Fonte: TecMundo

0 comentários:

Insira os dados pedidos para que possamos identifica-lo,
ajuda-lo e/ou agradece-lo